DRUNKEN BUTTERFLY

Cultura underground e textos doentios

segunda-feira, maio 15, 2006

RESENHA DA SEMANA :The Jesus and Mary Chain (Psychocandy)


Álbum clássico é complicado de resenhar pois, na maior parte dos casos, a paixão pelo disco ou banda nos faz fechar os olhos para algum detalhe ou deslize cometido. Ou ainda, superestimar o valor da obra em questão.
No caso de Psychocandy e o Jesus..., a paixão é pequena, não chegando ao ponto de me cegar. Os últimos trabalhos da banda são medianos ou medíocres, reconheço. Psychocandy é bom (e não muito mais que isto). O barato do disco é a alternância entre o crueza e ruído. faixas como In a Hole contrastam com a doçura e melancolia de Just like honey e Cut dead . Estas duas últimas são, de fato, as melhores coisas do disco : belas e essenciais para “entender” a banda e o que foram os anos 80 (para quem não os viveu).
É um disco superestimado? Ouvindo hoje, digo que sim. Mas no contexto oitentista, não. Arrisco a afirmar que o embrião do grunge e de todo o rock alternativo está neste discão. A dinâmica barulheira tosca X melodia suave já se desenhava, mesmo que em musicas diferentes (a turma dos 90´s apenas juntou tudo na mesma composição).
Em tempos de tanta “reciclagem”, prefira os originais. Ouça Smiths, Cure, MC5, Iggy Pop, além do próprio Jesus and Mary Chain.
NOTA DO DANI : 7
ps: estreando discos antigos

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial